sexta-feira, 25 de março de 2011

CIRROSE DO FÍGADO


      A maior parte das doenças crónicas do fígado provocam lesões que levam à cirrose, um processo caracterizado por fibrose e formação de nódulos que  alteram a arquitectura do órgão. Esta alteração da morfologia do fígado bloqueia o fluxo do sangue que vem do intestino impedindo-o de atravessar o fígado e através das veias hepáticas atingir a veia cava superior e o coração. Esse bloqueio, essa barragem, dá origem à formação de varizes no esófago e por vezes no estômago e, impede o fígado de fazer o seu trabalho normal tal como a síntese das proteínas etc. A Cirrose do Fígado é uma causa frequente para Transplante do Fígado.



Causas de cirrose:    Em Portugal as duas principais causas de Cirrose do Fígado são o álcool e o vírus da Hepatite C.
  • Álcool - é a causa mais frequente de cirrose em Portugal: o álcool e  o vírus da Hepatite C são responsáveis por mais de 90% das cirroses no nosso país. 
  • Hepatite - B e C -. Em Portugal a número de cirroses causadas pela Hepatite Crónica C é muito superior ao número de cirroses causadas por Hepatite Crónica B ( a Hepatite Crónica B é pouco frequente em Portugal ). 
  • Hepatite auto-imune: inflamação de causa desconhecida em que os anticorpos agridem as células do fígado como se fossem proteínas estranhas ou bactérias.   
  • Obstrução biliar: quer relacionada com situações congénitas ( atrésia biliar ), hereditárias ( doença de Alagile ), imunológicas ( cirrose biliar primária ) ou de causa desconhecida ( colangite esclerosante primária ).
  • Doença de Wilson: acumulação anormal de cobre no fígado. hemocromatose: acumulação anormal de ferro no fígado, deficiência de alfa1-antitripsina.
  • Fármacos e tóxicos: vários medicamentos e tóxicos podem causar hepatite  e cirrose.
  • Causas vasculares: síndrome de Budd-Chiari ( trombose das veias hepáticas e supra-hepáticas ) etc. 
  • Criptogénica: em cerca de 10 % dos casos por mais exaustiva que seja a investigação não é possível encontrar uma causa para a cirrose
Manifestações da cirrose:
A cirrose pode demorar anos a manifestar-se e, durante anos, os sintomas podem não ir além de fadiga, falta de força e perda de apetite. Com frequência a cirrose é uma descoberta feita, por acaso, num exame médico ou análises de rotina. Quando a cirrose está plenamente desenvolvida pode apresentar vários sinais:
  • Hepatomegália - significa aumento do tamanho do fígado. 
  • Icterícia: as alterações provocadas no fígado pela cirrose ( fibrose, formação de nódulos ) impedem a bilirrubina* de atravessar o fígado e atingir o intestino. O aumento da bilirrubina no sangue torna a pele e  a branca do olho, amarelas - icterícia - e a urina escura.
  • Retenção de água nas pernas e abdómen ( ascite ) - o fígado produz uma proteína, a albumina,  que retém a água nos vasos sanguíneos. O fígado com cirrose é incapaz de produzir albumina e esta ao diminuir no sangue permite que a água dos vasos sanguíneos se escapa-se e infiltre os tecidos das pernas causando  edema e se acumule na cavidade abdominal causando ascite ( barriga de água ).
  • Varizes esofágicas: o fluxo sanguíneo que vem do intestino  através da veia porta, atinge o fígado e, depois de o atravessar, sai pelas veias hepáticas para atingir a veia cava superior e o coração. A estrutura do fígado desorganizada pela fibrose e pelos nódulos  do fígado cirrótico, faz uma barragem à passagem do sangue, aumentado a tensão na veia porta. O sangue sob tensão, na veia porta, tenta através de curto-circuitos ( bypass ) colaterais atingir o coração. Esses vasos colaterais do estômago e do esófago formam varizes. Essas varizes, sobretudo as do esófago, podem dar origem a hemorragia grave.
  • Encefalopatia: manifesta-se por alterações neurológicas que, podem ir de pequenas alterações do comportamento até à confusão mental e coma.
Como se faz o diagnóstico da cirrose do fígado ?:
Como ficou dito, a suspeita da doença nasce muitas vezes durante um exame médico ou de exames auxiliares laboratoriais de rotina
 Os teste da função hepática permitem determinar a actividade das enzimas do fígado que na cirrose estão geralmente alteradas.
A biopsia do fígado que consiste na colheita duma pequena porção do fígado para posterior análise microscópica por um médico especializado serve para confirmar o diagnóstico. Outras vezes, o doente vai pela primeira vez ao médico porque nota o aumento de volume do abdómen, causado pela ascite, ou tem que se dirigir à Urgência do Hospital porque vomitou sangue.
Como se trata a cirrose do fígado ?:
É importante travar o processo evolutivo da cirrose. A abstenção de álcool é muito importante mesmo nas cirroses que não foram causadas pelo álcool. O tratamento das complicações ( ascite, hemorragia, encefalopatia etc. é muito importante ) e geralmente exige internamento hospitalar. O transplante hepático tem indicação em alguns casos.
Assuntos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bolos donadena

bolos donadena
AS MELHORES TRUFAS DO MUNDO