quarta-feira, 23 de março de 2011

O PERIGO DOS ENLATRADOS





Você sabia que os enlatados ou embutidos à vácuo são os mais vulneráveis à presença de bactérias? O botulismo é considerado como o mais grave tipo de infecção alimentar, provocada pela toxina do Clostridium Botulinum (bactéria anaeróbica obrigatória). Essa toxina atua sobre os nervos do indivíduo infectado e pode produzir cegueira, paralisia, distúrbios respiratórios e, na maioria dos casos, a morte. Ela se desenvolve em ambientes sem oxigênio. 

Quando você vai ao supermercado e vê aquelas latinhas inchadas que parecem cheias de ar, fique atento. Ela podem indicar a presença do microorganismo, uma vez que gases liberados pela fermentação bacteriana acabam por estufar a tampa dos recipientes.

Alguns cuidados devem ser tomados para prevenir uma possível contaminação. Além da análise das embalagens do produto a ser consumido é fundamental que o alimento em conserva seja fervido, pelo menos durante oito minutos, antes de ser consumido. É bom lembrar que a exposição prolongada do alimento às altas temperaturas permite a destruição das toxinas liberadas pela bactéria, prevenindo-se, com isso, uma possível contaminação. A pessoa que estiver infectada deve procurar um médico imediatamente. 

Câncer
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) alguns tipos de alimentos quando consumidos por longos períodos e em grandes quantidades, criam um ambiente ideal para o desenvolvimento de células cancerosas como as frituras, carnes vermelhas e bacon. 
As salsichas, enlatados e picles, possuem agentes cancerígenos e podem provocar o aparecimento de tumores, principalmente no estômago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bolos donadena

bolos donadena
AS MELHORES TRUFAS DO MUNDO