quinta-feira, 10 de março de 2011

peixe um ótimo alimento


O peixe é rico em vitamina A, proteínas, ferro, ômega-3 e deve, por isso, ser consumido regularmente. Embora o Brasil tenha uma costa magnífica e o litoral carioca seja abençoado por receber as correntes que chegam do Polo Sul, ricas em nutrientes, o preço do pescado ainda é proibitivo.
O consumo regular de peixe reduz os riscos de doenças cardíacas e controla os níveis de colesterol. Geralmente o peixe é menos gorduroso do que a carne bovina, embora a enguia e a sardinha tenham mais do que 5% de gordura. O robalo, a truta e o badejo são os menos gordurosos, seguidos do peixe-espada, atul e salmão.
O preparo de cada tipo de peixe deve seguir algumas regras que o tornam mais saboroso. Esta tabela ajuda a identificar o peixe e a maneira de prepará-lo:
Peixes frescos
Peixes frescos
Grelhado: Tainha, Bacalhau, Cação, Atum, Salmão, Truta, Tilápia e Marapá.
Assado: Tainha, Bacalhau, Cação, Mapará, Namorado, Atum, Merluza e Sardinha.
Frito: Bacalhau, Porquinho, Manjubinha, Trilha, Lambari, Merluza, Linguado e Sardinha.
Cozido no vapor: Tainha, Merluza, mapará, namorado, Linguado, salmão, Truta e Tilápia.
Ensopado: Cação, Linguado, Atum, Pintado, bagre, Jaú, Piapara e Pirarucu.

Conservação dos peixes:

Os peixes devem merecer uma atenção especial na sua conservação, pois se deterioram muito rapidamente. Em algumas lagoas do Estado do Rio, como a lagoa de Araruama, por exemplo, as redes são colocadas à noite e recolhidas ao amanhecer. Muitos peixes já chegam estragados, pois morrem logo após o preparo da armadilha e ficam nas águas quentes da lagoa por algumas horas, até que sejam retirados da rede. A carne já está em decomposição acentuada.
Depois de limpo, seque o peixe, separe-o em porções e envolva em sacos plásticos próprios para o congelador. Coloque em vasilhas plásticas, identifique o conteúdo e data de congelamento e leve ao congelador.
Para descongelar, deixe o peixe na geladeira de um dia para o outro. Não coloque o peixe na água para acelerar o descongelamento.
Após o descongelamento, não é recomendado congelar por uma segunda vez.
O peixe, conservado na geladeira, deve ser consumido em até 24 horas.
Filés e postas de peixes magros podem ser conservados no congelador por até seis meses. Se o peixe for gordo, o prazo para a conservação no freezer cai para apenas 3 meses.

Como reconhecer o peixe fresco:

Pressione o corpo do peixe com os dedos. Se ele estiver firme, o peixe é fresco. Se ficar marcado… mal sinal.
As guelras devem estar vermelhas, embora não seja a melhor maneira de testar.
Os olhos devem estar claros e brilhantes. Olhos opacos mostram que o peixe já passou por gelo anteriormente ou está em estado de decomposição.
As escamas devem estar firmes e brilhantes.
Cheiro forte indica peixe impróprio para o consumo.
Se a cor estiver pálida, significa que foi recongelado.
Desconfie ao adquirir peixes em postas ou filés. A consistência deve ser firme.
Comprando peixe congelado, observe na embalagem a data do congelamento e o estado de conservação desta. Alguns mercados costumam, por economia, desligar os freezers à noite. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bolos donadena

bolos donadena
AS MELHORES TRUFAS DO MUNDO