sexta-feira, 25 de março de 2011

VARIZES DO ESÓFAGO


 
Varizes do esófago são veias anormalmente dilatadas, geralmente localizadas no terço distal (inferior) do esófago, em consequência dum aumento da pressão do sangue causada pela cirrose do fígado. As varizes esofágicas são uma causa frequente de hemorragia do tubo digestivo, dando origem a hematémese ( vómito de sangue ) e melena ( saída de sangue escuro pelo ânus ).



Porque aparecem varizes no esófago ?:
     Em Portugal, a causa mais frequente de varizes esofágicas é a cirrose alcoólica e a Hepatite Crónica C
     A cirrose do fígado ( alcoólica, por hepatite C ou por outra causa ), forma uma barragem ao sangue que vem dos intestinos pela  veia porta para, através do  fígado, atingir a veia cava inferior e o coração. Incapaz de vencer a barragem causada no fígado pela cirrose o sangue faz uma circulação colateral ( bypass ) pelas veias do esófago e do estômago. O aumento da tensão do sangue nessas veias forma varizes no estômago e, sobretudo no esófago.
A trombose da veia esplénica é outra causa de varizes esofágicas e há ainda outras causas mais raras.

Qual o tratamento das varizes do esófago ?:
Nos últimos dez anos, a morbilidade e mortalidade relacionada com a hemorragia por varizes esofágicas, modificou-se totalmente. Não só com o aparecimento de medicamentos novos mas, sobretudo, com o aparecimento de técnicas endoscópicas ( esclerose, aplicação de ligadura elástica ) que tornaram possível parar a hemorragia e evitar novos episódios. Em mais de 90% dos casos o tratamento endoscópico pára a hemorragia e, diminui a recorrência do episódio hemorrágico.
     A repetição dos tratamentos endoscópicos, esclerose e laqueação elástica, levam à obliteração das varizes. Estes tratamentos não são isentos de complicações (úlcera do esófago e aperto do esófago - estenose ), mas o seu aparecimento modificou totalmente a qualidade de vida e a esperança de vida de muitos doentes com varizes esofágicas. Com o aparecimento destes novos métodos de tratamento farmacológicos e endoscópicos a cirurgia, para diminuir a pressão das varizes do esófago, foi perdendo terreno e, cada vez é menos usada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bolos donadena

bolos donadena
AS MELHORES TRUFAS DO MUNDO