segunda-feira, 13 de junho de 2011

A couve e as úlceras do estômago


Publicações de universidades norte-americanas relatam trabalhos científicos sobre o tratamento das úlceras estomacais com suco de couve. O suco centrifugado da couve crua, na proporção de 200 a 250 cm3 por dia, administrados durante cinco dias, no máximo, a pacientes com esse problema de úlcera, conseguiu fazer cessar as dores. Médicos suíços também fizeram experiências semelhantes com os mesmos resultados.

A couve é uma planta bienal de caule robusto ereto e carnoso com folhas pecioladas e carnosas. Da família das Crucíferas, suas diversas variedades podem diferir bastante entre si pelo aspecto:


couveCouve "sem cabeça"; repolhos (caules curtos terminados em uma cabeça); couve-de-bruxelas - de caule ramificado e brotos curtos; couve-nabo; couve-brócolis; couve-flor, couve-galega; couve crespa.
FICHA DA PLANTA:
COUVE - Brassica oleracea var. acephala
Características: Planta de folhas grandes muito divididas e de consistência carnosa.
Dicas de Cultivo: Planta-se em sementeira durante todo o ano. Quando a planta tiver 4 a 6 folhas, faz-se o transplante. O espaçamento deve ser de 50 a 70cm em linha e 40 a 50cm entre plantas.
Outros Nomes: Port.: couve-portuguesa, couve-galega, berça, verça; Esp.: col, berza; Fr.: chou; Ing.: cabbage.
Princípio ativo: Vitaminas A e C, minerais como o enxofre, iodo, cobre, cálcio, potássio, ferro e fósforo, magnésio, mucilagens e um fator antiulceroso ainda não bem identificado.
Propriedades: diurética, depurativa, vermífuga, antianêmica, antiulcerosa, anticancerígena, vulnerária e cicatrizante.
Indicações: É usada contra anemia, úlcera gástrica, bronquite e reumatismo, sendo para isso, ingerida em forma de suco.
Toxicologia: O uso prolongado pode exercer efeito antitireóideo.
FONTE http://saudepelasplantas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bolos donadena

bolos donadena
AS MELHORES TRUFAS DO MUNDO