terça-feira, 5 de abril de 2011

VITAMINAS ENCONTRADAS NO OVO DA GALINHA


Quando observamos o elaborado design da criação, o Ovo, é merecedor de um prêmio incontestável.


O que pode existir de mais perfeito que seu formato, sua casca leve e porosa, porém com resistência suficiente para garantir o frescor da vida que protege?
Metáfora ainda mais perfeita de renovação vital, o Ovo é, de todos os alimentos conhecidos, um dos que oferecem maior densidade nutricional, uma medida comparativa do potencial nutritivo por grama de alimento.
Tão perfeita é também a proteína do Ovo, que passou a ser usada hoje em dia pela ciência como padrão de qualidade protéica para os demais alimentos. Tal perfeição não é nada surpreendente, já que o conteúdo de um único Ovo é suficiente para formar uma nova vida!
Do ponto de vista da biologia, Ovo é o mesmo que zigoto, ou seja, um ovócito fecundado por um espermatozóide, o primeiro produto da reprodução sexuada. É o resultado da junção dos gametas feminino e masculino. O termo “Ovo” pode ser empregado para designar o produto da concepção nas fases iniciais da gravidez e também para qualificar o conjunto do embrião ou feto e de seus anexos em qualquer fase evolutiva da gestação.
Os Ovos de Galinha eram consumidos, a principio, apenas na Ásia, e somente a partir do século XVI eles foram expandidos para a Europa, e depois para a América.
Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois "viaja" por uma série de órgãos internos até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. Cerca de 30 minutos após botar o ovo, a galinha ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo novamente. O curioso é que, quando a galinha nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos para ovulação.
Em um ano, uma galinha põe cerca de 265 ovos, podendo manter essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja - se for um galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou seis anos. Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a galinha acasala com um galo. Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos). A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu.
Ovos, são excelente fonte de vitamina A, B12, E, e minerais: fósforo e zinco. A gema de ovo contém luteína (um nutriente importante na prevenção da degeneração macular) e zeaxantina, que auxilia na proteção dos olhos contra a radiação ultravioleta. A colina, é um nutriente essencial para o cérebro.
Em média, é composto por: 75% de água, 75 calorias, 6 g de proteínas, 6 g de gorduras, 1,7 g de ácido graxo saturado, 2,2 g de ácido graxo monoinsaturado, 0,7 g de ácido graxo poliinsaturado, 270 mg de colesterol, 1 g de carboidrato, 28 mg de cálcio, 90 mg de fósforo, 1 mg de ferro, 65 mg de potássio, 69 mg de sódio, 260 unidades de vitamina A, 0,04 mg de tiamina, 0,15 de riboflavina, traços de niacina, etc.
Contém vitamina D - Calciferol: é dos poucos alimentos que fornecem esta vitamina, importante para a fixação do cálcio no organismo e geralmente obtida do sol. Além do ovo, o fígado, a manteiga e alguns tipos de peixes como a cavala e o arenque fornecem vitamina D. Embora em menor quantidade, a sardinha e o atum também fornecem.
A clara de ovo, também rica em proteína, é totalmente livre de gordura e seu consumo liberado sem restrições. Mais de 50% da vitamina B2 do ovo está na clara. Nela, estão todos os aminoácidos essenciais e não-essenciais, além das vitaminas do complexo B e 12 minerais, como zinco e manganês.
Já a gema, aconselham os novos padrões da ciência médica, deve ser limitada a uma por dia, para que seu potencial de risco não exceda o benefício nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bolos donadena

bolos donadena
AS MELHORES TRUFAS DO MUNDO